Week Ahead – Performance das Empresas e Tendências Econômicas
RESUMO
A atenção esta semana está voltada para os dados de atividade da economia brasileira, com destaque para a queda de 2% do PIB, resultando em impactos negativos nas empresas de consumo.
Na Argentina, a escassez de colheitas devido à seca afetará negativamente a atividade econômica em maio.
No México, espera-se que as vendas no varejo mantenham sua tendência de alta em maio, indicando um consumo doméstico robusto no segundo trimestre.
No Reino Unido, os dados de inflação de junho determinarão se o Banco da Inglaterra aumentará as taxas de juros para 5,25% ou 5,5% em agosto.
Na zona do euro, a leitura da inflação fornecerá detalhes necessários para monitorar as pressões de preços sobre os juros.
Nos Estados Unidos: os resultados positivos do JPMorgan Chase & Co., Wells Fargo & Co. e Citigroup Inc. não devem se manter nesta semana, com os resultados do Goldman Sachs, Morgan Stanley e Bank of America colocando em perspectiva a atual desaceleração nos negócios dos bancos de investimento. Também teremos indícios do impacto do cessar-fogo na guerra de preços dos veículos elétricos na China nos resultados da Tesla.
No âmbito econômico, os principais lançamentos de dados incluem vendas no varejo e produção industrial nos Estados Unidos.
Na China, iremos acompanhar o PIB, a decisão de taxa do Banco Popular da China (PBOC) e as fixações das taxas de empréstimos principais dos bancos comerciais.
SEGUNDA
O PIB brasileiro apresentou queda de 2% no último trimestre, resultando em impactos negativos nas empresas de consumo. O setor de varejo registrou uma queda de 1,1%, enquanto a indústria e os serviços tiveram um desempenho melhor, com altas de 0,3% e 0,9%, respectivamente.
TERÇA
Morgan Stanley é esperado para se juntar à Citigroup Inc. como outro grande banco dos EUA a reportar uma queda nos lucros no último trimestre. Os cortes de pessoal do Morgan Stanley sugerem uma perspectiva negativa para seus negócios. Dezessete bancos regionais irão divulgar seus primeiros resultados trimestrais após o colapso do First Republic e do Silicon Valley Bank.
QUARTA
O relatório do segundo trimestre da ASML fornecerá pistas sobre como os fabricantes de equipamentos para chips estão se saindo em meio a uma prolongada queda na indústria de eletrônicos global. Serão observados sinais de estabilização nos pedidos, e possíveis repercussões das restrições às exportações de máquinas de fabricação de chips para a China.
Inglaterra: A divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de junho no Reino Unido determinará o tamanho do aumento nas taxas de juros pelo Banco da Inglaterra em agosto. Acredita-se que a inflação core recue abaixo de 7% ao ano, o que pode indicar um aumento de 25 pontos-base nas taxas.
Europa: A leitura preliminar da inflação na zona do euro deve mosrtar uma queda para 5,5% em junho, em comparação com 6,1% em maio, enquanto o core deve subir ligeiramente para 5,4%, em comparação com 5,3%.
A Netflix Inc. (NFLX US) pode superar as expectativas ao relatar mais de 1,85 milhão de novos assinantes líquidos no segundo trimestre, impulsionada por seu novo modelo de assinatura com anúncios e a repressão ao compartilhamento de senhas.
United Airlines, espera-se que o lucro líquido ajustado do segundo trimestre da aumente em 175%, impulsionado por menores custos de combustível e forte demanda.
A Tesla Inc. (TSLA US) deve ter vendido um número recorde de carros no período, reduzindo agressivamente os preços para impulsionar a demanda. As vendas provavelmente cresceram 44%, e sua rede de carregamento emergiu como uma fonte adicional de receita
Goldman Sachs (GS US): Provavelmente o banco vai ter o pior trimestre sob o comando do CEO David Solomon. O banco perdeu sua posição como principal negociador de fusões e aquisições neste trimestre, com analistas prevendo uma queda de 35% nas taxas de consultoria em comparação ao ano anterior.
QUINTA
Espera-se que Taiwan Semiconductor supere as estimativas de lucros do segundo trimestre, impulsionado pela demanda por chips de IA. No entanto, o desempenho no segundo semestre pode ser prejudicado pelo setor de smartphones em declínio. Também teremos a divulgação dos resultados de empresas como Infosys e Hindustan Unilever.
China: Provavelmente, os bancos chineses manterão suas taxas de empréstimos (loan prime rates) estáveis na correção de 20 de julho, após reduzi-las em junho pela primeira vez desde agosto de 2022. Essa inação seguiria uma pausa esperada pelo Banco Popular da China em sua taxa de um ano em 17 de julho. Esperamos taxas de empréstimos de um ano e cinco anos em 3,55% e 4,20%.
Os produtos de tabaco aquecido e nicotina oral da Philip Morris International Inc. (PM US) provavelmente ajudaram a impulsionar as vendas na categoria de redução de risco em 40%, atingindo níveis recordes. Sua linha de produtos Zyn, em particular, está mostrando força nos EUA, com a popularidade dos sachês de nicotina entre os consumidores mais jovens elevando sua participação de mercado para 76,1%.
SEXTA
US: A American Express provavelmente retornará ao crescimento dos lucros no segundo trimestre, após dois trimestres consecutivos de declínio, impulsionada pelo aumento dos gastos e da confiança do consumidor. No Japão, os dados de junho sobre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) provavelmente indicarão que a inflação atingiu seu pico. Também teremos os resultados de empresas como JSW Steel e Reliance Industries.
Japão: Os dados de junho sobre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Japão provavelmente indicarão que a inflação atingiu seu pico. Esperamos que a inflação core (excluindo alimentos frescos) permaneça em 3,2% em relação ao ano anterior, o mesmo valor de maio.
JSW Steel (JSTL IN), a maior produtora de aço da Índia, provavelmente anunciará um aumento no lucro ajustado do primeiro trimestre, impulsionado pelo aumento das vendas internas à medida que a economia indiana ganha ritmo. A produção de aço bruto da empresa aumentou 11% no trimestre, e os analistas preveem um crescimento semelhante no volume de vendas. A retirada dos impostos de exportação de aço em novembro também pode impulsionar as exportações. A empresa também previu custos mais altos de carvão coqueificável de forma sequencial, o que pode afetar as margens de lucro.