Relatório de Performance Black Swan Total Return
Apresentamos a performance do Fundo Multimercado Black Swan Total Return no ano de 2023. O fundo subiu 3.38% em dezembro e encerrou o ano com um retorno de 16,94%, acima da média da indústria de multimercados ativos, que cresceu 9,28% no mesmo período.
Análise dos principais acontecimentos
O ano de 2023 foi marcado por uma série de acontecimentos que impactaram os mercados financeiros, tanto no Brasil quanto no mundo. Entre os principais destaques, podemos citar:
- Mudanças na inflação: A inflação nos Estados Unidos e na Europa começou elevada e, após uma série de quedas, voltou a preocupar os mercados no terceiro trimestre de 2023. Essa volatilidade forte nos mercados afetou especialmente os investimentos em renda fixa e bolsa. No entanto, no final do ano, os dados inflacionários voltaram a ficar abaixo do esperado, possibilitando um otimismo no mercado e um bom rali de final de ano.
- Conflitos: O conflito na Ucrânia, somado às preocupações de crescimento da China, gerou incertezas no mercado, impactando negativamente os preços das commodities e das ações relacionadas a commodities.
- Nova tecnologia: O ano de 2023 foi marcado pela Inteligência Artificial (AI). Na nossa visão, a AI é uma tecnologia revolucionária que o mundo está somente começando a aprender a usar. Acreditamos que os impactos futuros serão tão revolucionários quanto foi a internet na década de 1990.
Desempenho do Fundo
Apesar do cenário desafiador, o Fundo conseguiu obter um retorno positivo no ano. O resultado foi impulsionado pela alocação em ações brasileiras, que tiveram um desempenho 11% superior ao Ibovespa, pela alocação em ações americanas que também bateram o Ibovespa e pela alocação de em renda fixa com inflação, que teve um retorno de 17,69% no ano.
Durante as diversas baixas do ano, aumentamos marginalmente as posições em ações brasileiras e americanas, o que ajudou na performance do fundo. No final de dezembro, aproveitamos a alta para realizar uma parte do lucro.
Perspectivas para 2024
O cenário para o mercado financeiro em 2024 parece animador, mas também apresenta riscos. De um lado, a queda de juros nos Estados Unidos deve começar em março e pode acelerar a queda de juros no Brasil, o que seria benéfico principalmente para os mercados emergentes, ações em geral e para o setor imobiliário. De outro lado, as expectativas do mercado financeiro já estão muito altas e isso pode criar volatilidade se os fatos não forem tão positivos.
Vemos alguns riscos para monitorar em 2024, como o baixo crescimento do PIB nos Estados Unidos e Europa; a fragilidade dos bancos regionais e o mercado imobiliário americano; a dificuldade da volta de um crescimento mais robusto na China.
Ficar atento aos riscos e criar proteções para eles está no nosso DNA. No entanto, nosso cenário base é otimista para 2024 e esperamos que a queda dos juros aliada às novas possibilidades da AI possam trazer boas surpresas para o futuro.
A equipe de gestão continuará monitorando de perto o cenário e fazendo os ajustes necessários para garantir a melhor performance possível para o fundo.
Agradecimentos
Agradecemos a confiança de nossos investidores. Continuaremos trabalhando incansavelmente para gerar resultados positivos para o fundo.