Conteúdos BlackSwanInsightsRelatório de Performance Black Swan Total Return

Relatório de Performance Black Swan Total Return

Apresentamos a performance do Fundo Multimercado Black Swan Total Return no ano de 2023. O fundo subiu 3.38% em dezembro e encerrou o ano com um retorno de 16,94%, acima da média da indústria de multimercados ativos, que cresceu 9,28% no mesmo período.

Análise dos principais acontecimentos

O ano de 2023 foi marcado por uma série de acontecimentos que impactaram os mercados financeiros, tanto no Brasil quanto no mundo. Entre os principais destaques, podemos citar:

  • Mudanças na inflação: A inflação nos Estados Unidos e na Europa começou elevada e, após uma série de quedas, voltou a preocupar os mercados no terceiro trimestre de 2023. Essa volatilidade forte nos mercados afetou especialmente os investimentos em renda fixa e bolsa. No entanto, no final do ano, os dados inflacionários voltaram a ficar abaixo do esperado, possibilitando um otimismo no mercado e um bom rali de final de ano.
  • Conflitos: O conflito na Ucrânia, somado às preocupações de crescimento da China, gerou incertezas no mercado, impactando negativamente os preços das commodities e das ações relacionadas a commodities.
  • Nova tecnologia: O ano de 2023 foi marcado pela Inteligência Artificial (AI). Na nossa visão, a AI é uma tecnologia revolucionária que o mundo está somente começando a aprender a usar. Acreditamos que os impactos futuros serão tão revolucionários quanto foi a internet na década de 1990.

Desempenho do Fundo

Apesar do cenário desafiador, o Fundo conseguiu obter um retorno positivo no ano. O resultado foi impulsionado pela alocação em ações brasileiras, que tiveram um desempenho 11% superior ao Ibovespa, pela alocação em ações americanas que também bateram o Ibovespa e pela alocação de em renda fixa com inflação, que teve um retorno de 17,69% no ano.

Durante as diversas baixas do ano, aumentamos marginalmente as posições em ações brasileiras e americanas, o que ajudou na performance do fundo. No final de dezembro, aproveitamos a alta para realizar uma parte do lucro.

Perspectivas para 2024

O cenário para o mercado financeiro em 2024 parece animador, mas também apresenta riscos. De um lado, a queda de juros nos Estados Unidos deve começar em março e pode acelerar a queda de juros no Brasil, o que seria benéfico principalmente para os mercados emergentes, ações em geral e para o setor imobiliário. De outro lado, as expectativas do mercado financeiro já estão muito altas e isso pode criar volatilidade se os fatos não forem tão positivos.

Vemos alguns riscos para monitorar em 2024, como o baixo crescimento do PIB nos Estados Unidos e Europa; a fragilidade dos bancos regionais e o mercado imobiliário americano; a dificuldade da volta de um crescimento mais robusto na China.

Ficar atento aos riscos e criar proteções para eles está no nosso DNA. No entanto, nosso cenário base é otimista para 2024 e esperamos que a queda dos juros aliada às novas possibilidades da AI possam trazer boas surpresas para o futuro.

A equipe de gestão continuará monitorando de perto o cenário e fazendo os ajustes necessários para garantir a melhor performance possível para o fundo.

Agradecimentos

Agradecemos a confiança de nossos investidores. Continuaremos trabalhando incansavelmente para gerar resultados positivos para o fundo.

http://bswan.com.br

Economista pela PUC - SP com especialização em finanças pelo NY Institute of Finance. Atua no mercado financeiro desde 2001.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 A Black Swan Investimentos é uma GESTORA de fundos e carteiras de investimento; e, não comercializa nem distribui quotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas neste site são apenas de caráter informativo. Recomendamos a leitura do prospecto dos produtos e do respectivo estatuto antes de aplicar seus recursos. Lembramos que rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade ajustada considera o reinvestimento dos dividendos, juros sobre capital próprio ou outros rendimentos advindos de ativos financeiros que integrem a carteira do fundo repassados diretamente ao cotista. Todas as taxas são cobradas pelo administrador. Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou Fundo Garantidor de Crédito – FGC. É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento de cada fundo ao aplicar seus recursos.