Chegou a hora de investir em Small Caps?
Nunca ignore a queda da taxa de juros, ela tem um impacto grande e real na vida das empresas e dos investidores. O valor de todos os ativos muda quando os juros mudam, mas alguns se beneficiam mais que outros e em tempos diferentes.
Na primeira fase, as ações mais liquidas e de empresas maiores são as que sobem, pois são as mais fáceis para o investidor comprar e montar suas posições, mas conforme os juros vão caindo, as ações menores e menos liquidas é que respondem mais forte.
Veja o gráfico, nele fazemos um comparativo com a queda dos juros (linha verde) com o quanto o índice de small caps rendeu acima do Bovespa (linha branca).
Fonte: Bloomberg
Ou seja, se as ações de small caps subirem mais do que o Bovespa a linha branca sobe.
É na metade para o final da baixa de juros que as small caps performam melhor.
Se formos ver no longo prazo, as empresas menores sobem mais do que o Bovespa, pois elas ficam abaixo do radar e consequentemente ficam abaixo do “preço justo”, o que quer dizer que ficam mais baratas do que deveriam e isso é uma grande oportunidade.
Quando os investidores começam a procurar empresas que ainda não subiram é a vez das small caps.
Pense em um prazo mais longo
Fluxo de investimentos: Se formos usar a posição investida em ações dos fundos de multimercado (gráfico abaixo) para imaginarmos o potencial de fluxo de investimentos na bolsa, vamos ver que os fundos ainda estão com uma posição mínima em ações e podem aumentar consideravelmente suas alocações a medida que os juros caírem e a renda fixa ficar menos atrativa.
Fonte: Economática
Conclusão
As Small Caps caíram substancialmente mais do que o Ibovespa nos últimos anos e a queda da taxa de juros pode criar uma boa oportunidade para essa classe de investimentos.