Conteúdos BlackSwanInsightsCarta Black Swan Total Return

Carta Black Swan Total Return

Prezado(a) Investidor(a),

Gostaria de compartilhar um resumo do desempenho e das oportunidades observadas em nossos investimentos ao longo do mês de novembro de 2023.

Panorama do Mercado:

Novembro foi marcado por uma reviravolta significativa no mercado, passando de uma perspectiva pessimista para otimista. Essa mudança foi impulsionada pelo dado muito baixo de inflação nos Estados Unidos e pela declaração do Federal Reserve indicando que os juros não devem mais subir, abrindo espaço para uma possível queda. Além disso, testemunhamos um expressivo aumento no fluxo de investimentos estrangeiros no Brasil, totalizando quase 21 bilhões. Os fundos institucionais, anteriormente vendedores, foram obrigados a recomprar suas posições na bolsa de valores, ampliando ainda mais o impulso positivo.

Oportunidades Identificadas:

Identificamos oportunidades no crédito, que depois de um ano desafiador, manteve-se oferecendo rendimentos superiores à média, com spreads acima de 2% em relação ao CDI. Destaque especial para o crédito incentivado, antevendo uma potencial alta demanda em 2024 devido às restrições impostas pela nova lei, que limita os fundos MM fechados de aproveitar a isenção fiscal.

Bolsa de Valores: Observamos a bolsa brasileira com valuations atrativos em comparação tanto com seu histórico quanto com outros países emergentes. A retomada do fluxo de investimentos em ações, impulsionada pela perspectiva de queda de juros, pode favorecer ainda mais o mercado acionário.

Títulos com Inflação: Acreditamos que os títulos com inflação devem se valorizar, embora em menor magnitude do que esperávamos no começo do ano já que a inflação tende a permanecer baixa no curto prazo.

Desempenho da Carteira:

No geral, a carteira apresentou um ganho de 5.58% em novembro. Este resultado representa o melhor desempenho mensal do fundo até hoje, colocando-nos novamente acima do CDI no acumulado do ano. Esse fato nos posiciona de maneira destacada em relação à grande maioria dos fundos multimercado que estão com retorno 4-5% abaixo do CDI, em média, neste ano.

Porém tivemos alguns contratempos que poderiam ter melhorado a performance do fundo:

A nossa estratégia de ações, que vem superando Índice Bovespa desde o início do fundo, registrou um desempenho abaixo do índice no último mês. Isso pode ser atribuído, em parte, a entrada de fluxo estrangeiro, que normalmente começa investindo nas ações mais líquidas do Bovespa.

Além disso, fomos impactados pela decisão do governo federal de solicitar que o governo de Minas pagasse parte da sua dívida em troca da CEMIG, nossa terceira maior posição da carteira. Esta situação, uma empresa governamental sendo federalizada, é inédita e afetou nossa rentabilidade neste mês.

Outra posição que contribuiu para um retorno inferior foi a troca da NTNB-50 (onde fomos stopados) pela compra do Treasury americano. Embora tenhamos obtido um bom retorno com o Treasury, este, foi menor do que a perda sofrida com a NTNB longa.

Agradeço pela sua confiança e estou à disposição para discutir qualquer aspecto adicional. Esperamos seguir enfrentando desafios com diligência e aproveitando as oportunidades no mercado.

Atenciosamente,

Luigi Micales

http://bswan.com.br

Economista pela PUC - SP com especialização em finanças pelo NY Institute of Finance. Atua no mercado financeiro desde 2001.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 A Black Swan Investimentos é uma GESTORA de fundos e carteiras de investimento; e, não comercializa nem distribui quotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas neste site são apenas de caráter informativo. Recomendamos a leitura do prospecto dos produtos e do respectivo estatuto antes de aplicar seus recursos. Lembramos que rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade ajustada considera o reinvestimento dos dividendos, juros sobre capital próprio ou outros rendimentos advindos de ativos financeiros que integrem a carteira do fundo repassados diretamente ao cotista. Todas as taxas são cobradas pelo administrador. Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou Fundo Garantidor de Crédito – FGC. É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento de cada fundo ao aplicar seus recursos.